Então, já pensando na obrigação da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, algumas dicas para se organizar e não perder o prazo da entrega:
# Providencie cópia da Declaração do ano anterior: para verificar e registrar as alterações na parte dos bens. Quem não guardou a cópia quando fez a declaração, no ano passado, mas possui o certificado digital pode pegar o documento na internet. Também é possível conseguir, no site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br com o número do CPF, do recibo de entrega da declaração, a data de nascimento e o título de eleitor.
# Reúna os comprovantes de aquisição de bens: se você trocou o carro ou adquiriu um imóvel, por exemplo, essa evolução patrimonial deve ser declarada.
#Separe os documentos referentes às despesas feitas durante 2011 que possam ser aproveitadas para a dedução do imposto: despesas com educação, despesas médicas, psicológicas, odontológicas, aluguéis, convênios, são as mais comuns e conferem um boa dedução do imposto.
# Fique atento aos documentos que estarão disponíveis em janeiro e fevereiro, como os informes de rendimentos das empresas e dos bancos: a partir deste ano, as instituições bancárias não precisam mais enviar os documentos por Correio. Assim, o contribuinte deve ficar atento ao seu e-mail e ao internet banking. No caso das empresas, o documento deve estar disponível até o final de fevereiro, mas muitas já começam a enviar aos funcionários em janeiro.
# Reúna os comprovantes de aquisição de bens: se você trocou o carro ou adquiriu um imóvel, por exemplo, essa evolução patrimonial deve ser declarada.
#Separe os documentos referentes às despesas feitas durante 2011 que possam ser aproveitadas para a dedução do imposto: despesas com educação, despesas médicas, psicológicas, odontológicas, aluguéis, convênios, são as mais comuns e conferem um boa dedução do imposto.
# Fique atento aos documentos que estarão disponíveis em janeiro e fevereiro, como os informes de rendimentos das empresas e dos bancos: a partir deste ano, as instituições bancárias não precisam mais enviar os documentos por Correio. Assim, o contribuinte deve ficar atento ao seu e-mail e ao internet banking. No caso das empresas, o documento deve estar disponível até o final de fevereiro, mas muitas já começam a enviar aos funcionários em janeiro.
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